Qualificação de equipamentos térmicos utilizados em ensaios

O que é QUALIFICAÇÃO ?

Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, que os resultados dos testes de determinado equipamento
demonstram que o mesmo apresenta o desempenho previsto.

O processo de qualificação é realizado em, pelo menos, três fases distintas:

  • Qualificação de instalação (QI)
  • Qualificação de operação (QO)
  • Qualificação de performance (QP)

Qualificação de instalação (QI):

Um processo de qualificação se inicia por sua instalação efetiva no local definitivo em que será utilizado.
Sempre que possível, o acompanhamento técnico do projeto de construção ou a participação de reuniões de discussão sobre o design ideal do equipamento a ser adquirido podem ser muito úteis para a garantia de que os requisitos desejados serão atendidos.

Qualificação de operação (QO):

Concluída a qualificação de instalação, devem ser constatadas as condições operacionais do equipamento, representadas por comandos, programações, softwares, requisitos de acessibilidade, proteção por senhas etc.

Os teste de função de controle e operação visam verificar e documentar que os principais controles operacionais do equipamento estejam de acordo com as especificações do fabricante e atendam aos requisitos do usuário.

Qualificação de performance (QP)

A qualificação de desempenho finalmente comprovará que o equipamento atende perfeitamente ao uso pretendido, fornecendo resultados ou propiciando a realização de processos com máxima segurança e confiabilidade dos dados fornecidos.

Para a confirmação da boa performance, em geral, são realizados testes programados com base no uso pretendido do equipamento, em condições bem controladas, comprovando-se que os resultados fornecidos são compatíveis com as especificações preestabelecidas.

QUALIFICAÇÃO

Ao final da qualificação, deve ser emitido um relatório, destacando os principais eventos da qualificação bem como os resultados de performance obtidos. Este relatório, em geral, contém assinaturas de emitente, verificador e aprovador.

VALIDAÇÃO

Confirmação por exame e fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um eterminado uso pretendido são atendidos.